Depois de oito dias de disputas, chega ao fim a sexta edição do Empe de Tênis. “Uma final digna de um grande torneio”, disse o arbitro geral do campeonato, Noelson Santana. E foi com essa frase que ele encerrou a edição deste ano do torneio, por volta das 14 horas desse domingo, 30 de novembro, após a vitória de Fabiano Nogueira na categoria principal do torneiro, Primeira Classe, contra José Franco.
Reconhecido por ser o único no Nordeste a premiar todos os campeões de todas as categorias, no total 17, os vencedores tanto da chave masculina quanto da feminina levaram para casa uma raquete novinha em folha. A lista com os nomes dos campeões pode ser conferida no site http://www.racketsports.com.br.
Vencedor da categoria 16 anos, o sergipano Vinicius Gomes, que está há seis meses em São Paulo na Academia de Tênis, veio para Aracaju especialmente para a competição e volta para a capital paulista repetindo o resultado alcançado nas outras cinco edições do Empe de Tênis. “Estou muito feliz e satisfeito com o evento. Quero agradecer a todos os envolvidos nesses oito 10 dias de competições”, diz o tenista que está treinando oito horas. Outro campeão foi Wagner de Menezes Fontes. Na categoria acima de 50 anos ele venceu José Gilberto.
O italiano Francisco Pantaleao, que veio para Sergipe participar dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), permaneceu em Sergipe para participar do Empe de Tênis. Ele ficou fora das finais, mas ontem não economizou aplausos. “Os competidores deram um show de tênis nessas finais”, comentou emocionado. Francisco, que se prepara para voltar para Itália, já faz planos para a próxima edição do Empe de Tênis. “Quero muito está aqui em 2016 para competir novamente,” comenta, bem-humorado.
O torneio
Este ano o Empe de Tênis teve início no dia 21 de novembro, e seguiu até esse domingo, 30. A competição, considerada a maior disputa em Sergipe que premia os vencedores de todas as categorias, no total 17, tem entrada gratuita e este ano recebeu nas quadras do Racket Sports, em Aracaju, 320 tenistas de vários estados brasileiros, entre eles Bahia e Alagoas, além de Sergipe, claro.
Tenistas do interior do Estado também se inscreveram nesta edição. “Batemos o recorde de inscrições. Foi necessário fazer um pré-torneio para que alguns entrassem. Tivemos atletas de Lagarto, Itabaiana, Gloria, Socorro, São Cristóvão. Tivemos tenistas também de Penedo, Maceió, Salvador e Feira de Santana”, diz Noelson Santana.
De acordo com Adalberto Nunes, um dos organizadores do torneio, o objetivo da competição é captar mais adeptos para o tênis. “Um torneio onde crianças e adultos podem chegar a jogar juntos é interessante e estimulante, e é exatamente o que queremos: divulgar o esporte e incentivar as pessoas a jogar”, atesta.
Na competição, os atletas participaram das categorias infantojuvenil, para competidores que tenham idade entre 10 e 16 anos, sênior, para atletas que tenham acima de 50 anos, e por classe, sendo 1ª, 2ª, 3ª e 4ª masculino e 1ª, 2ª e 3ª feminino. A competição é uma realização da Construtora Empe e, este ano, contou com o apoio da Cohab Premium Imobiliária e Maxmix Concreto.