Chileno Alejandro Aravena vence o Pritzker, maior prêmio da arquitetura mundial

alx_arquitetura-alejandro-aravena-20151127-006_original
O arquiteto chileno Alejandro Aravena (Faculdade de Arquitetura, Desenho e Estudos Urbanos – Universidad Catolica/Reprodução)

Um dos expoentes da jovem geração de arquitetos, o chileno Alejandro Aravena foi contemplado com o mais importante prêmio da arquitetura mundial, Pritzker. Aos 48 anos, ele foi reconhecido por trabalho de impacto social como a reconstrução da cidade de Constitución, devastada por terremoto em 2010.

O júri destacou especialmente os trabalhos em habitação popular. Segundo a avaliação do júri, “Alejandro Aravena personifica o renascimento de um arquiteto comprometido com a sociedade. Tem um profundo conhecimento da arquitetura e da sociedade, como refletem seus escritos, seu ativismo e seus desenhos. O papel do arquiteto está sendo desafiado para servir majoritariamente a necessidades sociais e humanitárias – e Aravena tem respondido a este desafio de forma clara, plena e generosa.”

Curador da próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, Aravena, além de ter a importante obra em seu país, tem também projetos nos Estados Unidos, México, Suíça e China. O arquiteto é o 41º ganhador do Prêmio Pritzker. É o terceiro arquiteto sul americano: os outros dois foram os brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.